domingo, 11 de maio de 2014

Primeira viagem ao exterior

Hoje resolvi contar como foi a minha experiência da primeira viagem ao exterior. No meu caso foi para Europa com destino a Holanda e, posteriormente, da Holanda a outros países.  Neste post vou falar mais da experiência e expectativa gerada ao deixar o meu país. 
Tudo começou quando minha esposa foi  fazer um Doutorado sanduíche por seis meses na Holanda, em Janeiro de 2013. Eu, ficando no Brasil (minha viagem para lá estava agendada para o mês de abril), comecei os preparativos como: documentação, passagem, seguro, e o mais importante o dinheiro (levei em espécie e em cartão), aulas de  inglês para poder me virar, (deu para aprender o básico). Com as aulas até que deu para eu me virar.
Como eu sabia que meu inglês não era para manter um diálogo muito longo, já comprei minha passagem pensando nisso, escolhi um voo com escala em Lisboa, em Portugal (golpe de mestre). Você só passa pela imigração na sua entrada na Europa, e, como minha entrada foi em Portugal, respondi aos questionamentos em português e não foi demorado. Lá, só perguntaram para onde eu ia, quanto tempo eu ia ficar,  carimbaram meu passaporte e fui liberado. Depois disso, as viagens para outros países eram como se fossem voos domésticos. Era só apresentar passaporte, passagem e embarcar no avião, claro que o meu inglês básico ajudou para eu conseguir a me orientar e chegar onde eu queria ir e a  fazer compras etc. E, fica a dica: as palavras que não devem deixar de serem ditas no idioma inglês no primeiro mundo são: PLEASE e THANK YOU, porque as pessoas são muito educadas e prestativas, sempre dispostas a ajudar.
Com o inglês você irá se virar bem em qualquer país europeu. Apesar disso, durante a viagem eu fiquei bastante nervoso e acredito que minha adrenalina estava nas alturas, pois era uma viagem de mais ou menos onze horas! O voo era a noite, e, eu não consegui dormir um minuto. A cabeça estava a milhão, cheia de expectativas, principalmente na chegada. A curiosidade em saber como seria todo aquele universo novo e também não sabia se teria que passar pela imigração de outros países... E, se eu tivesse que passar por outras imigrações, aí sim seria no idioma inglês, o que me deixava inseguro. Mas essa expectativa não se confirmou (para meu alívio!). Na  chegada a Holanda, (com minha esposa esperando), fiquei mais tranquilo, já que ela tem um domínio melhor do inglês.
Depois fizemos passeios em Bruxelas (na Bélgica), Paris (França), Roma (Itália), Barcelona (Espanha) e também por algumas cidades da Holanda, tudo isso por aproximadamente trinta dias, já que a gente só tinha os finais de semana para passear, em razão do tempo que ela passava na universidade.
A volta para o Brasil foi bem mais tranquila, só que aí a viagem foi de dia, e também não consegui dormir, assisti vários filmes para passar as intermináveis dez horas e meia até Porto Alegre, meu destino final.
Enfim, espero que tenham gostado da minha experiência e que ela possa ajudar alguém que esteja planejando viajar.
Abraço
Ricardo Bitencourt Mann

Um comentário: