quinta-feira, 20 de março de 2014

Roma: Informações Gerais

Quando chegamos em Roma, desembarcamos no Aeroporto Internazionale Leonardo da Vinci di Fiumicino. De lá, é só seguir as placas, indicando onde você pega as malas. Para utilizar o trem você segue as indicações que levam até a estação Fiumicino (a estação do aeroporto) para embarcar no Expresso Leonardo. Você deve comprar o ticket do trem em uma máquina em frente à estação.  Maiores informações você pode adquirir pelo site: www.trenitalia.com ou, ainda, pedir informações nos próprios guichês de atendimento da Trenitalia.
Da estação Fiumicino você irá até o terminal Termini, é a principal estação de Roma e também uma das mais importantes da Europa.



Estação Termini: liga o aeroporto às demais estações da cidade

É através da estação Termini que você terá acesso às demais estações da cidade. No site a seguir você pode planejar as suas viagens, através da obtenção de informações sobre os destinos e também horários dos serviços de transporte da cidade: www.agenziamobilita.roma.it

A nossa impressão de Roma é de uma cidade agitada, com número significativo de turistas e pessoas que utilizam o metrô sempre com muita pressa e correria. Por isso, é comum observar pessoas correndo, assim como é nas principais capitais brasileiras. Apesar disso, as pessoas estão sempre dispostas a fornecer informações. 

Roma é uma das poucas cidades onde é possível fazer os passeios a pé, já que os principais pontos turísticos localizam-se todos muito próximos um dos outros (exceto o Vaticano). Para ir até o Vaticano você poderá utilizar o metrô.

Os principais são: o Coliseu (foto, a seguir), Fontana di Trevi, Vaticano (museu do Vaticano, Basílica de São Pedro), Ruínas do fórum romano e Pantheon. 

 
Coliseu







 Para refeições, encontramos restaurantes próximos ao Coliseu, com uma série de opções de comidas típicas italianas, tais como massas, pizzas e lasanhas.Nós almoçamos uma lasanha, que já vinha acompanhada de refrigerante, batata frita e sobremesa, no Lasagnam, que fica na rua Via Frangipane 15. Nesta mesma rua você tem mais opções, caso prefira um almoço "mais incrementado". 

Lasanha de calabresa no Restaurante Lasagnam, em Roma.

Uma das grandes atrações é o Vaticano. Tanto para entrar na Basílica de São Pedro como no museu do Vaticano você terá que enfrentar uma fila grande. Na basílica de São Pedro não é cobrada a entrada e você pode permanecer por lá o tempo que quiser, inclusive, tirar fotos. Já no museu do Vaticano, as fotos não são permitidas em todos os lugares, especialmente das famosas pinturas de Michelangelo na Capela Sistina. O museu é uma atração para ser desfrutada em uma tarde ou até em um dia.
 
Basílica de São Pedro, no Vaticano


Uma das pinturas do Museu do Vaticano

*Fotos do acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário