quinta-feira, 13 de março de 2014

Regras para andar de bike na Holanda


Como vocês já devem ter ouvido falar, a Holanda é conhecida como o país das bikes. Desde crianças, os holandeses são habituados a usar a bicicleta. Porém, como eles respeitam muito as leis de trânsito, seguem aqui, algumas dicas de como andar de bicicleta por lá. É importante aprender sobre isso, especialmente por questões de segurança no trânsito:


- Ciclovias: em todo o país existem as vias especiais para andar de bike. Em geral, elas estão pintadas de cor diferente (vermelho) das vias normais e sinalizadas com a imagem de uma bike. Porém, o sentido de locomoção deve ser obedecido. A circulação deve ser feita pela ciclovia da direita;

- Mudanças de direção: quando você quiser mudar (convergir à direita ou à esquerda) deve sempre sinalizar com o braço (direito ou esquerdo, dependendo a qual direção você se dirigirá);

- Ordem de preferência: assim como no Brasil, lá na Holanda a lei é "o maior cuida do menor". Ou seja, primeiramente a preferência é do pedestre. Segundo, as bikes tem preferência. E, terceiro são os demais veículos (carros, ônibus, etc).

- Sinaleira: preste atenção em locais onde possuem sinaleiras, já que, em geral, elas estão divididas: uma sinaleira para pedestre, outra para as bikes e outra para os demais veículos. Assim, as bikes só devem fazer a travessia quando a sinaleira estiver verde para elas. 

Sinaleiras


- Paradas e/ou estacionamento: quando você quiser parar, deve, primeiro, sinalizar com o braço direito, com movimentos para cima e para baixo. No caso do estacionamento, você deve sinalizar com o braço direito. Em geral, nos estabelecimentos comerciais, assim como em locais públicos possuem estacionamentos. As bikes holandesas possuem um sistema com chave na própria bicicleta e também bolsinhas específicas para transportar objetos e mercadorias.



Estacionamento de Bikes próximo à Estação do trem.



* Fotos do acervo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário