domingo, 9 de março de 2014

Dinheiro ou Cartão - Informações do uso no exterior.

Um dos primeiros passos para organizar-se financeiramente para a viagem consiste em:


(a) obter informações no seu banco, especialmente checar se o cartão está desbloqueado e habilitado para o uso no exterior.

(b) após habilitado o cartão para o uso no exterior, é importante verificar se a possibilidade do banco em aumentar o valor do limite na função crédito. Sobre isso, é pertinente ressaltar que todos os saques no exterior serão realizados na função crédito. Assim, a conversão da moeda será feita na data do fechamento da fatura do cartão somada ainda ao imposto de 6,38% (IOF), ou seja, você somente terá conhecimento do valor sacado na próxima fatura do cartão.

(c) Além de levar a moeda em espécie, você tem ainda outras opções. Uma destas refere-se à aquisição de cartões pré-pagos (nas opções VISA ou MASTERCARD), os chamados TRAVEL MONEY. Entretanto, atualmente, há a incidência de 6,38% de IOF nas movimentações realizadas no país estrangeiro.

Obs: É importante levar comprovantes sobre os seus recursos financeiros, no caso da ida ao exterior como turista. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), estes comprovantes podem ser: saldo bancário atualizado (de preferência, o último saldo bancário realizado antes da viagem); moeda em espécie; cheques de viagem ou certificados; e/ou cartões de crédito (neste caso devem estar acompanhados de uma carta do banco, especificando o limite de cada um. Este controle é importante, uma vez que a imigração e/ou polícia local pode fazer a solicitação para comprovar que o turista tenha condições de manter-se financeiramente no período de permanência no país e que não está tentando imigrar ilegalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário